Resolução Alternativa de Litígios

A resolução alternativa de litígios é a possibilidade que todos os consumidores têm ao seu dispor de recorrer e entidades oficiais que os ajudem na resolução, ou orientação de algum conflito, antes de abrirem processos litigiosos nos Tribunais.

 

 

Os clientes que sejam definidos como consumidores pela Lei 144/2015 e que tenham celebrado contratos de compra e venda e/ou prestação de serviços têm o direito a recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução de algum conflito que tenha por objeto tais contratos, sem prejuízo de recorreram aos Tribunais Judiciais. A lista atualizada das entidades de Resolução Alternativa de Litígios disponíveis nos termos do artigo 17.º da Lei n.º 144/2015, de 8 de Setembro, estão elencadas no Portal do Consumidor, acessível através do sítio eletrónico www.consumidor.pt. Para mais informação poderá igualmente consultar a Lei 144/2015. Mais informamos que, para dirimir litígios que tenham origem em compras online, poderá recorrer a um sistema de resolução, denominado de “Plataforma ODR - Online Dispute Resolution/ RLL”, criada pela EU. Poderá aceder a tal plataforma através do sitio electrónico: Resolução de Litígios em Linha

 

 

 

Em qualquer caso, poderá contactar um dos centros abaixo designados.

 

   

Entidades para a Resolução Alternativa de Litígios

CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo 

http://www.arbitragemdeconsumo.org

 

  

CIMAAL - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve 

http://www.arbitragemdeconsumo.org

 

  

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Distrito de Coimbra 

http://www.centrodearbitragemdecoimbra.com

 

  

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa 

http://www.centroarbitragemlisboa.pt

 

  

Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto 

http://www.cicap.pt/

 

  

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave / Tribunal Arbitral 

http://www.triave.pt/